A Produção

1. Colheita

Pode ser realizada de forma manual ou mecânica. O processo manual é o processo tradicional, difícil e muito intenso, com grande recurso à mão de obra humana, utilizado ainda na maioria dos países produtores de café. O processo mecânico é o processo mais desenvolvido, com maior recurso a maquinaria, sendo que se utiliza apenas nos países com maiores recursos económicos.

2. Pós-Colheita

Depois da colheita é dado inicio ao processamento do café, podendo este ser efetuado de duas formas distintas:

Via Seca: espalhando as bagas ao ar livre de forma a secarem através da exposição ao sol ou através de um secador mecânico. Este processo dura até se atingir um nível de humidade de cerca de 11%. Posteriormente os grãos são armazenados para virem depois a ser transportados para os países importadores/consumidores.

Via Húmida: mais utilizada nos países árabes, as bagas são descascadas de forma mecânica, sendo colocadas para fermentação em tanques. Posteriormente é feito um processo de lavagem, sendo que no final os grãos são também armazenados para de seguida serem transportados.

3. Blend

Vulgarmente designado por Lote, consiste na conjugação de diferentes origens de café ainda verde numa porção já definida previamente. Através deste processo, pretende juntar-se origens e características variadas, procurando juntar em um só Lote a riqueza dos vários tipos de café, provenientes de várias regiões de todo o mundo.

4. Torra

É um dos processos mais importantes. Durante a torra é colocado o grão num tambor que se encontra em movimento constante. Sujeitando-o a temperaturas constantes de cerca de 200°C, faz descer os níveis de humidade do grão até aos 3%.

  1. Secagem do grão
  2. Pirolise
  3. Transformação em café torrado
  4. Arrefecimento
  5. Pré-empelhamento do café

5. Embalamento & Distribuição

O café é finalmente embalado nas suas várias formas de venda e consumo: em grão, moído para máquina de filtro e moído para máquina de café expresso ou cápsulas. Daqui segue para a distribuição e pode em fim ser apreciado pelos amantes de café espalhados por todo o mundo.